17 de jun. de 2010

o sonho comanda a vida

... e são muitos os casos em que parece ser o sonho que nos faz perder o rumo da vida e não porque o abracemos mas precisamente quando o rejeitamos sistematicamente ou quando não o entendemos; porque não acreditamos, porque não nos ouvimos, fruto de condicionalismos e vulnerabilidades pessoais, falta de sustentação, então adoptamos posturas que mentalmente nos satisfazem mas curiosamente não nos sentimos realmente felizes e completos.

Falar em sonho, em ideais, em astrologia é reflectir sobre Neptuno, regente da 12ª Casa, onde tudo está mais contido, qualquer planeta naquela Casa vai sentir a energia que simboliza presa para o mundo, uma energia pessoal que parece estar aquém dos outros. Neptuno tem também essa energia de enormidade que nos confunde, onde quer que ele esteja no horóscopo.
Por isso também muitas vezes adiamos; é um sonho..., um dia... esquecemos-nos que nós nunca vivemos o futuro mas sempre o presente e se nada fizermos por esse sonho agora, talvez nunca o vivamos.
Se podemos fazer planos de coisas concretas, das férias, do projecto que temos entre-mãos para acabar, de terminar o curso, consoante o projecto pomos dinheiro de lado, trabalhamos ou estudamos afincadamente neste momento. Para que possamos vir a viver aquele presente.
Porque não fazemos um plano para o que idealizamos?

Se bem que todos tenhamos um Neptuno na carta, este trabalha de forma diversa e portanto diferentes sonhos e capacidades de trazer a " sua arte" à vida. Não temos que ser todos mediuns, músicos e por aí adiante, temos apenas que assumir o nosso sonho já que este tende a prevalecer.
Podendo este ser uma pedra no sapato, uma energia que nos isola e confunde. Dependendo da força desta energia na carta natal, enquanto não o olharmos de frente tudo o que começamos de costas viradas para o dito, tende a perder sentido, a diluir-se na verdade porque perdemos força anímica para continuar. A força que está lá quando sentimos estar no caminho certo. Usualmente porque encetamos caminhos que só estão de acordo com aquilo que convencionámos ser o nosso.
Não é à toa que os artistas têm na sua maioria um Neptuno forte, tiveram que sucumbir à sua criatividade.

Se tem um sonho que o perturba, que se repete, que o impede de dar continuidade a outros projectos que lhe pareciam bem mais viáveis; primeiro que tudo há que aceder a esse sonho, deixar que este se manifeste e procurar perceber o que o bloqueia. Entender o que trava o fluxo é o 1º pontapé para que se dê inicio ao trabalho com vista à satisfação que vem com a descoberta; para trabalharmos as nossas crenças e quebrar o padrão de isolamento.

Costumo olhar este fluxo como uma fonte subterrânea mais ou menos forte, dependo dos indivíduos e sobre a qual construímos a estrutura da nossa casa; alguns conhecem aquele rio e aproveitam-no outros, preferem não ligar àquele fluxo ou acham está sempre controlado. Aqui existem muitos erros de calculo no que se refere aquele caudal. Se não for antes, os trânsitos de Neptuno trazem ao de cima o tal caudal e este por vezes quase que nos afoga.

15 comentários:

laksmii disse...

Eu entendo isso, tenho um netuno forte e sei que embora viva muito dessa energia, ainda falta algo a que devo dar encaminhamento. Valeu pela lembrança!grata

Ana Cristina disse...

Grata Eleonora, fico muito contente por ter ressoado :)
Abraço

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite Ana,

Olho sempre este Sr. Neptuno com grande respeito e quando vejo a minha Lua e Marte, ambos dispositores de Neptuno em Peixe interceptado na 12..mais respeito tenho por ele.. ;)))
E ver aquele Sr em contacto com a Lua, Marte, Plutão, Sol e Mercúrio..tenho de ter mesmo muito respeito!

Talvez por isso, mais vale andar "na lua do sonho" e deixar fluir...

Interessante esse ponto de vista!
Bem-hajas.
Beijo

Maria Paula Ribeiro disse...

Ahhhhhhh E esqueci-me de um pequeno grande pormenor...
Está quase a entrar na sua regência! ;))
Agora é que vou voar e sonhar! ;P

Ana Cristina disse...

Bem MP :) essa Lua e Marte, dispostos por Neptuno reflectem bem a tua energia para cuidar e take care, dos demais; uma vez encontrado o ideal ninguém te agarra :)
Beijo e bons sonhos :)

Sandro69 disse...

"O sonho comanda a vida"... Nada mais verdadeiro! Mas como meu regente do Asc é um Netuno retrógrado, creio que são os devaneios. Muitos devaneios, quimeras... Mas com a quadratura de Netuno em trânsito ao Netuno natal, os devaneios se dissolvem, vem a neblina, as brumas. E agora vem a hora de aprender a sonhar seguindo o sonho verdadeiro, realizando-o.

Quando Netuno transitar por meu Asc em 2012 irei sonhar muito!

Abraços

Unknown disse...

Olá Ana Cristina

Com o Neptuno natal em Aquário, alguns dos sonhos foram construídos e mantidos [Escola de Astrologia, Cova do Urso, etc.], outros ficaram-se pelo caminho. Agora é a vez dele fazer uma oposição ao Saturno natal. Espero que venha a cura e... que não perca o pé firme dado pelo Senhor dos Poderes.

Excelente artigo.

Ana Cristina disse...

:) Sandro grata, à 1ª vista o seu caso poderia ser o daqueles que NECESSITA, usar o rio subterrâneo, talvez até fazer uma piscina interior. Com isto quero dizer dar sentido prático ao sonho :)

Abraço

Ana Cristina disse...

António, grata pelas palavras e grata pelo seu fantástico exemplo; o sonho de criar solidez na área "alternativa" e moderna; não posso deixar de rir sempre que junto astrologia a moderno. O seguinte, tenho-o visto de perto, é difícil enquanto não confiamos e eu confio que vc vais confiar, amigo.
Beijo

Francisco Vogado disse...

Ana Cristina
venho visitá-la pouco, mas às vezes venho, deleito-me a ler as tuas reflexões, a intregar-me nelas e no final, sinto-me bem...
Obrigado
Francisco Vogado

Ana Cristina disse...

Olá :), que honra, fiquei feliz por saber e ainda mais pelo sentimento que perdura.
Beijo

Sandro69 disse...

Obrigado pela dica, Ana. Teu post serviu de matéria para minha conversa com a terapeuta e ela me disse: subsidiar os sonhos! Se não eles são apenas devaneios.

Ontem à noite assisti na TV um programa de jovens em busca de sucesso e fama como cantores. O título do programa era bem netuniano... ÍDOLOS! Esses jovens tão envolvidos nos seus sonhos acabam ficando impermeáveis à realidade da crítica dos jurados e não percebem - especialmente os mais fracos - que eles estão sendo é RIDÍCULOS! São as névoas de Netuno que dificultam a distinção entre sonho e ilusão.

Abraços

Ana Cristina disse...

Sandro, gostei da expressão, subsidiar os sonhos :).
Conheço o programa e realmente tem casos que não são de todo compreensíveis, aqui chamamos "os cromos", também há muita loucura e desespero de causa :).

Abraço e bom FDS

ॐ Hanah ॐ disse...

Olá Ana,

Pois tenho um stellium lua, marte, venus,na 5 casa Escorpião, em que netuno é convidado, agora está em prog. conjunto com o meu sol.

Ultimamente, ando numa corrente criativa, vou tentar deixar que o nevoeiro passe e fique somente com as brumas.

Grata pelas dicas. ;)

bjos

Ana Cristina disse...

Hanah, meud desejos de uma fantástica inspiração :)

bjo